top of page

             O entendimento da relação de uma sociedade com seu espaço está em perpetua mudança tornado-se um sistema de alta complexidade em função das variáveis a serem consideradas. Daí a necessidade de colocar a geografia em uma ambiência na qual, muitas vezes, encontra dificuldades para atrair a atenção dos alunos em direção aos conteúdos da disciplina. Ela é vista muitas vezes por eles como passiva e desinteressante e sem maiores motivações.


             Diante dessa realidade comum em grande parte do meio acadêmico, a educação geográfica deve buscar alternativas atrativas de ensino, com a finalidade, não só, de chamar a atenção dos alunos nas aulas como despertá-los para o interesse da pesquisa e ensino de modo que propicie reflexões teóricas e alternativas didáticas que podem ser utilizados com o intuito de alcançar propósitos que estimulem o saber-fazer geográfico.


          Nessa perspectiva, entendemos que a utilização de diferentes tecnologias, bem como recursos visuais e textuais, além dos recursos proporcionados pela Internet, as práticas de observação, a maior integração entre o conhecimento científico e a realidade, o fato de tomar o lugar e a paisagem como ponto de partida para o desenvolvimento das temáticas geográficas, são elementos imprescindíveis para tornar a análise dos temas e conceitos mais reflexivos, dinâmicos e motivadores.


    Os Laboratórios de Geoprocessamento e de Geografia Fisica e Estudos Geoambientais, LABGEO e LAGEO respectivamente, propõem um debate, onde o público alvo são os alunos dos cursos de graduação em Geografia(Licenciatura e Bacharelado), visando despertar junto aos mesmos novas reflexões quanto ao saber pensar, analisar e fazer uma Geografia prática e utilitária.


            O ciclo de debates será dividido em quatro ciclos tratando de temas pertinentes à Ciência Geográfica com participação de Professores, alunos da Pós-Graduação em Geografia da UECE além de convidados como palestrantes.

APRESENTAÇÃO
bottom of page